top of page
Buscar
  • Foto do escritorIntercâmbio Piracicaba Sandra

Administração 23 - Balanced Scorecard


Segundo Kaplan e Norton ( 1997 ), "o BSC é uma ferramenta empresarial que traduz a missão e a estratégia da organização em um conjunto compreensível de medidas de desempenho, propiciando a formação de uma estrutura de mensuração e de um sistema de gestão eficiente".

" É um conjunto de medidas que fornece à alta administração uma rápida, mas compreensiva visão dos negócios".

Diferente das ferramentas tradicionais de avaliação de desempenho, amplia o escopo de indicadores, não se limitando apenas na consideração de resultados financeiros; enfatiza que os sistemas de informação devem disponibilizar indicadores financeiros e não financeiros.

Atkinsosn definem o BSC como: "Balanced Scorecard é um sistema de mensuração para esclarecer, comunicar e implementar a estratégia empresarial e em cujo cerne também se encontra o enfoque nos processos empresariais".

Contempla quatro "dimensões críticas": Financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Segundo Kaplan e Norton são "perspectivas para a gestão estratégica da organização".

Ainda segundo Kaplan e Norton:

- " os objetivos e medidas financeiros precisam desempenhar um papel duplo: definir o desempenho financeiro esperado da estratégia e servir de meta principal para os objetivos e medidas de todas as outras perspectivas do scorecard".

- na perspectiva dos clientes as empresas identificam os segmentos de clientes e mercado nos quais desejam competir. Esses segmentos representam as forntes que irão produzir o componente de receita dos objetivos financeiros da empresa.

- "quanto aos processos internos os responsáveis pela gestão das organizações identificam os processos mais críticos para a realização dos objetivos dos clientes e fiannceiros. Para cada processo devem ser desenvolvidas medidas que monitorem o desempenho".

- na perspectiva de orientação do aprendizagem e crescimento os objetivos estabelecidos nas perspectivas financeira, do cliente e dos processos internos revelam onde a organização deve destacar-se para obter um desempenho excepcional, enquanto os objetivos da perspectiva de aprendizado e crescimento oferecem a infra estrutura para o alcance dos objetivos das outras três perspectivas.

Segundo Galvão: "Embora o foco e a aplicação do BSC estivessem voltados para o setor privado, a aplicação ao setor público talvez tenha ainda maiores vantagens. Entretanto, algumas mudançãs são necessárias, dependendo da natureza jurídica das organizações, para adaptar o scorecard às exigências das operações do setor público".

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) em 1995 altera a orientação exclusiva da Administração pública, antes alicerçada apenas nas dimensão institucional legal, agora também nas dimensões cultural e de gestão. A Câmara da Reforma do Estado aprovou a criação do Programa de Qualidade e Participação na Administração Pública, passando a ser o principal instrumento de aplicação do PDRAE quanto às dimensões cultural e gestão pública.

Em 1999 passa a chamar-se Programa de Qualidade do Serviço Público (PQSP) com um novo enfoque de promoção da qualidade do atendimento ao cidadão. O seu processo de implantação considerou que a adoção da filosofia dos métodos e das ferramentas da qualidade como instrumentos de transformação gerencial deveria levar em consideração as especificidades da atividade pública, desaconselhando a mera reprodução dos conceitos e princípios da qualidade aplicada ao setor privado.

A partir de 2001, o PQSP instituiu o Sistema de Avaliação e a Melhoria da Gestão Pública, que é um conjunto integrado de ações, realizadas de modo contínuo, que começa com a adesão formal da organização ao Programa de qualidade no Serviço Público e se mantém por ciclos contínuos de avaliação e melhoria.

Vamos às questões de concursos:

1 - CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Técnico(a) de Administração e Controle JúniorUma das vantagens da utilização do Balanced Scorecard é permitir que a empresa

  • a) veja um único indicador

  • b) veja os indicadores de uma maneira holística.

  • c) fomente a sua integração com todos os seus shareholders.

  • d) aumente sua integração com todos os seus stakeholders.

  • e) incentive o desenvolvimento das competências e habilidades dos trabalhadores.

Resposta - Alternativa "b"

2 - FGV - 2014 - TJ-GO - Analista Judiciário - Administrador de Empresas -A ferramenta de gestão, introduzida em meados da década de 1990, que propôs a inclusão de indicadores múltiplos e interrelacionados, inclusive intangíveis, na mensuração e acompanhamento do desempenho da empresa, é conhecida como:

  • a) Balanced Scorecard;

  • b) Matriz BCG;

  • c) Gráfico de Pareto;

  • d) Diamante de Porter;

  • e) Ciclo PDCA.

Resposta - Alternativa "a"

3 - FGV - 2014 - TJ-GO - Analista Judiciário - Administrador de Empresas - Pode-se exemplificar gestão por resultados na administração pública, citando, em primeiro lugar, o caso da França, que utilizou como instrumentos a descentralização, com transferência de competências e recursos aos níveis subnacionais; e a desconcentração, com transferência de competências e de recursos de níveis operacionais dentro da administração central, e programas de qualidades. E, em segundo lugar, o caso do Brasil, onde, em 1996, um ano após a estabilização econômica, o governo lançou o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, cuja finalidade era a reestruturação das organizações, para atribuir-lhes flexibilidade administrativa e responsabilização. Entre as metodologias para a gestão por resultados, inclui-se o balanced scorecard (BSC), que:

  • a) se processa em diferentes níveis de intensidade, sendo capaz de fornecer um referencial de análise da estratégia, orientado para a criação de valor futuro para a sociedade, observada a sua diversidade, permitindo a quantificação do desempenho;

  • b) pode ser tomado como um conceito gerencial emergente, que se desenvolve em torno da noção de articulação da produção, disseminação e suporte à mobilização de conhecimento e de tecnologias em gestão pública;

  • c) é, antes de tudo, a qualidade de um serviço, sem distinção de ser prestado por instituição de caráter público ou privado, com a característica básica de melhoria permanente;

  • d) devido a sua organização, implica a tendência de formação dos denominados espaços restritos de poder, e tem a noção de eficiência baseada no conceito de divisão do trabalho;

  • e) é multidimensional, complexo e cujo conceito é formado pela interação de outros três, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes.

Resposta - Alternativa "a"


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page