Liderança tridimensional de Reddin
- Intercâmbio Piracicaba Sandra
- 30 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
Observando o modelo central de Reddin, considerando o lider com quatro quadrantes considerados, quais sejam, separado, relacionado, integrado e dedicado, proponho uma primeira visão com a comparação da visão da teoria X e teoria Y de Mc.Gregor( que já observei em post anterior).
Interessante perceber que para Mc.Gregor teríamos uma orientação dividida claramente entre paradigma positivo e paradigma negativo; uma visão que atribui uma ou outra característica especificamente.
No modelo de Reddin observamos o lider que se apresenta entre quatro quadrantes, respondendo adequadamente às necessidades ambientais segundo orientações definidas:

Na orientação horizontal temos o foco na tarefa e na vertical temos no relacionamento.
Interessante agora é fazermos uma grande inclusão dessa teoria segundo o que discutimos nos posts de reengenharia, kaizen e mudança planejada.
Se queremos liderar uma mudança sem que haja um prejuízo significativo com a resistência devemos integrar todos os envolvidos no processo, desde o momento do planejamento até a execução, sem perder a atenção aos pontos sensíveis do processo.
Pois bem, façamos a seguinte simulação, adaptando ao modelo de Reddin:
Separado - quadrante inferior esquerdo - O lider não se dedica a nenhum aspecto interno da empresa; observe que não tem orientação para tarefa nem para o relacionamento. Ele está atento ao ambiente externo à empresa, observando os avanços tecnológicos alcançados pelos concorrentes. Alguém que tenha praticado uma inovação e que já esteja estabelecido nas práticas é uma variável externa que chama a sua atenção e sugere uma situação de mudança planejada;
Relacionado - quadrante superior esquerdo - O lider tem em mãos uma inovação que pretente implementar em sua empresa. Chama os seus gerentes e pessoas chaves na empresa e apresenta a novidade, convida-os a conhecer e desperta neles o interesse. Chama-os para propor um projeto de mudança que se integre às características da empresa;
Integrado - quadrante superior direito - De posse de um projeto desenvolvido pelos próprios integrantes da empresa, com um grau de motivação significativo, o lider passa a integrar o projeto e cuida para que todos os aspectos significativos tenham sido cuidados para que a implantação seja realizada com sucesso;
Dedicado - quadrante inferior direito - De posse do projeto o lider agora se despreende de aspectos de relacionamento e dedica-se somente aos aspectos de implementação, burocráticos, garantido que tudo seja realizado dentro do previsto, no menor prazo possível.
Uma vez implementado o projeto o lider retorna a sua posição separado, observando o ambiente externo até que observe uma nova possibilidade de mudança.
Comments