top of page
Buscar
  • Foto do escritorIntercâmbio Piracicaba Sandra

Kaizen - melhoria contínua


Me lembro de uma viagem com amigos orientais; foram algumas semanas e eu pude conviver diariamente com uma cultura muito diferente da minha. Eu desenvolvia um estudo acerca do Kaizen mas acabei por aprender muito mais do que eu fui buscar!!!!!

Todas as noites eu observava que, antes de dormir, e como é esperado, eles meditavam. Nenhuma surpresa, exceto pelo fato de que eu percebia expressões faciais visíveis em alguns deles, estas que iam se alternando enquanto meditavam. Fiquei curioso.

Perguntei para um amigo mais próximo porque dessas expressões e como resposta tive: É Kaizen!!!!!

Continuiou: Kaizen, para nós, é uma filosofia de vida; todos os dias, antes de dormir meditamos acerca de nosso dia e classificamos nossas atitudes em três tipos:

- Em tudo o que não melhoramos nós pioramos;

- No que melhoramos um pouco, estamos como todos; e

- No que melhoramos muito, melhoramos um pouco.

Pareceu confuso; para mim o que não melhora permanece como antes, mas veja uma filosofia fantástica que explica essa classificação:

- O mundo está em constante evolução; assim, se não melhoramos pioramos em relação a todos que acompanham o movimento do mundo;

- Se melhoramos um pouco estamos como todos que acompanham o movimento do mundo, é somente uma obrigação; e

- Se melhoramos muito estamos somente um pouco à frente de todos os que acompanham o movimento do mundo.

Para concluir ele disse:

Em nossa meditação reconhecemos cada uma das atitudes e assumimos um compromisso:

- Em tudo que não melhoramos entristecemos conosco e assumimos melhorar no dia seguinte;

- Em tudo o que melhoramos um pouco reconhecemos o cumprimento da obrigação; e

- Em tudo o que melhoramos muito nos alegramos pela conquista.

Foi assim que realmente aprendi Kaizen, uma filosofia de vida que determina a melhoria contínua.

Mas percebam, não é ao acaso, é fruto de uma estratégia:

E é grato perceber que essa filosofia se integra com o ciclo de melhoria contínua proposto por Edward Deming, assunto que já destaquei em outro post.

Observe, por fim, que o Kaizen propõe um caminho sempre evolutivo, não muito íngreme, mas lento, gradual mas constante.

No próximo post vamos comparar a Reengenharia com o Kaizen. Até lá.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page