Diagrama de Causa e Efeito
- Intercâmbio Piracicaba Sandra
- 8 de jan. de 2015
- 1 min de leitura
Diagrama de Ishikawa, ou Espinha de Peixe, ou Diagrama de Causa e Efeito
Muitos tratam os efeitos ( consequências ) buscando resolver os problemas, mas naturalmente eles persistem. Devemos tratar as causas senão a sua consequência continua a se manifestar.
Mas para tratar as causas precisamos primeiro identificá-las, organizá-las e inseri-las em um sistema que permita entender a relação de cada causa ( ou grupo de causas ) com o problema a resolver.
O Diagrama de Ishikawa permite estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema. É uma ferramenta que facilita o raciocínio, análise e construção de uma solução.
Podemos trocar “problema” por “oportunidade de melhoria”; a frase então ficaria: “Permite estruturar hierarquicamente as causas de determinada oportunidade de melhoria para determinar as melhores ações”.
Ishikawa cria um modelo que lembra uma espinha de peixe com seis arestas, cada uma delas com um gênero que agrupa problemas de mesma natureza. Utiliza o conceito dos 6M, como decorrentes de falhas em: materiais, métodos, mão-de-obra, máquinas, meio ambiente, medidas.
Cada um desses M´s tem as suas características próprias, por exemplo:
- Materiais - controle de qualidade, fornecedor;
- Métodos - procedimentos, instrução;
- Mão de Obra - treinamento, prêmios;
- Máquinas - manutenção, deterioramento;
- Meio Ambiente - clima; e
- Medidas - inspeção e instrumento.
Utilize esse método para resolver problemas ou aproveitar oportunidades de melhoria.
Comments