top of page
Buscar
  • Foto do escritorIntercâmbio Piracicaba Sandra

A teoria é própria de cada processo

A Teoria X e Y de Douglas Mc Gregor destaca o comportamento humano focado em dois paradigmas. A Teoria X ( ou paradigma negativo ) é fruto da teoria Clássica da Administração e a Teoria Y ( ou paradigma positivo ) advém das experiências ocorridas na reconstrução do Japão.

Já me vi em situação clara definida pela teoria X:

- Enquanto desenvolvia determinada tarefa pensei em algumas mudanças que poderiam melhorar a execução e "tentei" sugerir ao meu superior, quando fui bruscamente interrompido com a frase: "Eu sou pago para pensar e você para fazer; então faça".

Da mesma forma me ví em situação que exigia de mim uma atitude definida pela teoria Y:

- Quando uma empresa em que eu trabalhava sofreu uma forte reestruturação precisei realizar uma tarefa que meu superior (então demitido ) anteriormente orientava. Entregaram-me a tarefa com a frase: "Nós temos um problema para resolver e temos agora a responsabilidade sobre ele".

Destarte estar ou não preparado e treinado para cada situação, observe que em cada caso a orientação teórica é totalmente distinta no que concerne ao reconhecimento do trabalhador, suas características, participação e responsabilidades.

São teorias antagônicas que estabelecem perfis que não se misturam.

Teoria X e Y 02.jpg

É importante observar que nenhuma teoria está extinta, que ambas são observadas em empresas e situações distintas. Por exemplo:

- Em uma instituição financeira, no exército, na polícia, e outras, existem aqueles funcionários ( militares ou servidores ) que somente seguem as "instruções técnicas", sem qualquer inferência pessoal sobre as atividades; nesse caso temos um claro exemplo de paradigma negativo, teoria X.

- Em empresas de tecnologia, desenvolvimento, publicidade, e outras, o trabalho sempre requer uma participação com inferência pessoal maciça. Cada novo produto é fruto da criação, dependente do comprometimento pessoal de cada agente.

Assim, a teoria é própria de cada processo.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page