Fronteira entre o que é necessário e o que motiva
- Intercâmbio Piracicaba Sandra
- 4 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
Sempre me intrigou a proximidade das teorias comportamentais de Maslow e Herzberg sem perder o individualismo de cada pensador. Maslow é impressionantemente conhecido por profissionias de diversas áreas; raro aquele que nunca ouviu falar da Pirâmede de Necessidades de Maslow.
As figuras que se apresentam para a demonstração teórica são extremamente claras e quase dispensam palavras para seu pronto entendimento e a integração das duas teorias estabelece um facilitador adicional.

Herzberg destaca os dois fatores e alerta para uma característica que é imperativa no entendimento e aplicação dos conceitos: Não se equivoque acreditando existir uma dependência dos fatores higiênicos ( também chamados ambientais ) atendidos para que os fatores motivacionais ( também chamados do trabalho ) se manifestem.
Você nunca percebeu?
Por vezes desenvolveu atividades em empresas que não apresentavam condições ambientais adequadas, mas sua motivação era extremamente elevada pois estava se auto realizando em algo que sempre quis fazer. É esse o ponto. São fatores distintos que não se misturam em suas características.
Gosto da seguinte frase: Fatores higiênicos não motivam, mas sua ausência desmotiva.
Um exemplo:
Um determinado professor se apressa para substituir um colega na execução de um curso; chega correndo e inicia o curso sem se apresentar ou explicar o ocorrido.
Passados alguns minutos um aluno estranha a substituição e diz: Você não é o professor que estava programado.
O professor substituto, muito brincalhão, diz:
É verdade, o professor teve um problema que o impediu de estar aqui, mas vejam, "eu trabalho no xerox e vejo o material do professor todos os dias... Sei mais do que vocês e posso ajudá-los... se houver algo que não saiba pergundo para ele depois".
Essa situação, muito constrangedoura causou muitos problemas para a instituição. E foi uma brincadeira.
Um professor que sabe a matéria é um fator higiênico que por ser algo esperado não motiva, mas a ausência dessa característica desmotiva.
Então, esteja sempre atento:
- Ninguém motiva ninguém; motivação é algo individual, de dentro para fora. O que devemos é estar atentos para criar um ambiente adequado que permita aos presentes que se motivem.
Comments