top of page
Buscar
  • Foto do escritorIntercâmbio Piracicaba Sandra

Anulando variáveis externas

Esta é a matriz SWOT de Michael Porter e o quadrante que mais gosto é do de O - Oportunidades.

Acompanhe o seguinte acontecimento:

Uma garota contava feliz para uma amiga como tinha resolvido um grande problema; dizia:

- Meus pais me adoram e, sabendo que eu me interessava por concursos públicos, ambientaram meu quarto de maneira perfeita; escrivaninha, iluminação, cadeira confortável, ar condicionado, etc...

Mas quando os estudos se iniciaram eu sempre tinha o mesmo problema quando voltava para casa... Cumprimentava carinhosamente papai e mamãe, almoçava e me retirava para os estudos.

Passados poucos minutos mamãe batia delicadamente na porta do quarto para me oferecer um bolinho que acabara de ser feito.... Pouco depois, novamente, com delicadeza me oferecia um chá... mais um pouco voltava para buscar tudo. Essa prática se repetia várias vezes.

Papai era pior... entrava vagarozamente no quarto, tentando não fazer qualquer barulho, sentava-se bem próximo a mim e, quando eu olhava sorrindo eke me dizia para que eu estudasse, que não queria atrapalhar, somente gostaria de me ver.

Essas características de seus pais ( variáveis externas ) impediam que estudasse adequadamente.

Essa garota disse sorrindo: Resolvi meu problema: Agora fico a tarde para estudar em uma sala específica na escola e tenho pleno aproveitamento de meu tempo. Quando volto para casa dou atenção aos meus pais e todos estão felizes.

O que ocorreu?

Observe que ela não eliminou o problema que a variável externa apresentava, SOMENTE "ANULOU".

Anular as variáveis externas é uma "Oportunidade" que Porter apresenta no quadrante inferior esquerdo de sua matriz.

Essa garota tem uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes que não buscam uma solução alternativa e se mantém presas às condições existentes.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page